Uma palavrinha da moda e que suscita dúvidas e questionamentos: reciclar. No meu entendimento, reciclar é evitar que um determinado material vá pro lixo, tornando-se mais acúmulo no meio ambiente. Reciclar é mudar a cara de um objeto, pintando-o, repaginando-o, mudando-o de função. Mas, sobretudo, reciclar implica economizar: em vez de gastar com outra aquisição, você pega algum material já existente e utiliza na fabricação de algo novo, para suprir uma necessidade.
Entretanto, como tudo que virou moda, reciclar hoje em dia mudou de sentido e de lógica. Eu, por exemplo, estou cansada de comprar revistas e/ou entrar em sites que exibem produtos pseudo-reciclados que custam o dobro ou triplo do preço de um novo. Me pergunto por que isso entrou em moda e a que serve tal moda. Pois se trata de uma lógica filha da p*, cujo único sentido é: salve o planeta e condene seu bolso. Do contrário, como entender que um designer faça uma estante de caixotes de frutas - veja bem: caixotes de frutas! - e cobre no final 3.800,00 por ela? Se posso comprar uma estante ou mandar fazer por menos do que isso, por que compraria uma de um material frágil como caixote de frutas? Apenas por que está assinado por um designer? E o que se faz com uma assinatura? Não tem sentido, mas está na moda, conforme mostra a revista Casa Cláudia de nov./2011. Outro: o indivíduo pega um móvel na rua - há uma matéria em dez 2011, mesma revista, sobre pessoas que garimpam móveis e fazem releituras dele -, ou seja, o móvel (um bufê) ia pro lixo, a pessoa pega, muda aqui, muda ali, põe pés de madeira chiques, põe um adesivo, faz uma releitura que ao final custou 4 mil reais! Um móvel que ia prao lixão? Ora, quem é a favor da reciclagem mas não tem miole mole, dá com os ombros e diz: pois por mim ia pro lixo, 4 mil eu não dou. E quem não é a favor diz: entre o meio mabiente e meu bolso, meu bolso primeiro! Ou seja, é um desserviço! Um desserviço que nos faz pensar o que é realmente reciclar, porque, definitivamente, 90% do que se ostenta como reciclado ou sutentável (outra palavrinha da moda) não o é de fato. É enganação pura.
Concordo com aquilo que dizes, a reciclagem é mais um truque comercial para enganar o bolso alheio. Ao que chegámos. Ainda há quem chame obras de arte, a uma mescla de lixo e coisas inúteis.
ResponderExcluirBom fim de semana
Runa